bio • [m.m. botelho]

 
Gosto do cheiro dos livros, que sublinho com régua e cubro de anotações, e das mãos que os folheiam. Se fosse um objecto, seria um lápis; como sou incapaz de optar por uma cor, de grafite.
Gosto de tinta-da-china e de aparos antigos, de canetas antigas, de livros antigos. Gosto especialmente de coisas velhas, mesmo que não funcionem, como rádios que não tocam e moedas fora de circulação cheias de bolor.
Gosto do vento a despentear-me os caracóis e de abraços, mas acho que a melhor sensação do mundo é escorregar para dentro de uma cama acabada de fazer de lavado.
Sinto-me frequentemente fascinada por fotografias a p&b, com pessoas, de preferência. Amo perdidamente o Minho e as praias do Norte, a água gélida e a areia a escaldar. E o cheiro da pele nos fins de dia de Estio.
Absurdamente metódica, sei onde guardo tudo, desde o insignificante ao valioso. Abomino que mexam nas minhas coisas. Leio seis ou sete livros em simultâneo, todos sobre assuntos diferentes, que vou empilhando desalinhadamente um pouco por toda a parte. Tenho memória de elefante e exploro tudo ao pormenor, até estar muito bem explicado e muito bem percebido.
Não sei coser um botão nem cozinhar arroz de pato, mas tenho um fraquinho por dentes brancos e mãos esguias e delicadas, o que a meu ver é muitíssimo mais interessante. Aprecio cavalheirismos e bom vinho tinto.
Tenho uma vintena de cabelos brancos, mas estou consciente de que lá chegará o tempo em que serão muitos mais. Gosto de brincar com as palavras e dizer mais do que o que digo, por debaixo das letras, por cima dos significados e, às vezes, entre a pontuação.

 

 

curriculum vitae abreviado

[m.m. botelho] nasceu a 1 de Abril de 1980.
É Advogada, inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses [desde Janeiro de 2004] e Mediadora em Contexto Penal, inscrita nas listas do Gabinete de Resolução Alternativa de Litígios do Ministério da Justiça [desde Fevereiro de 2008].
É aluna do Curso de Doutoramento em Direito, especialização em Ciências Jurídico-Criminais, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra [2013].
É Mestre em Direito (pré-Bolonha), com especialização em Direitos Humanos, pela Escola de Direito da Universidade do Minho, tendo defendido a dissertação intitulada "Utilização das técnicas de ADN no domínio jurídico. Em particular, os problemas jurídico-penais da criação de uma base de dados de ADN para fins de investigação civil e criminal", que realizou sob orientação do Professor Doutor Mário Ferreira Monte [2004-2010], à qual foi atribuída, por unanimidade, a classificação de 17 valores. O texto foi publicado pela editora Almedina em Maio de 2013 (página do livro no site da editora).
Frequentou a Pós-graduação em Direito Penal Económico e Europeu, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra [2012].
É Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pela Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa [2008].
É Pós-graduada em Democracia e Direitos Humanos, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra [2003-2004].
É Licenciada em Direito, na variante de Ciências Jurídico-Publicistas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra [1998-2003].
Concluiu, com aproveitamento, vários cursos de especialização jurídica em diversas áreas.
Concluiu, com aproveitamento, o I Curso Inicial de Formação de Mediadores em Contexto Penal, promovido pela APAV - Associação de Apoio à Vítima e pela Faculdade de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa [2007].
Concluiu o Curso Complementar de Formação Musical, no Conservatório de Música de Coimbra [1992-2002], onde também estudou piano, canto e guitarra portuguesa.

Criou e edita o blogue "Bases de dados de ADN" [desde Novembro de 2009].
Colabora ocasionalmente, como cronista, com o site "P3" [desde 2013].
Mantém o site profissional "Marta Madalena Botelho - Advogada" [desde 2008].
É autora dos blogues "voo.inclinado" e "viagens interditas".
É co-autora do livro "a minha palavra favorita", com edição de Jorge Reis-Sá, publicado pela Centro Atlântico [2007].
Foi colaboradora do "DN Jovem", tendo publicado textos de sua autoria na revista "6.ª" [2006-2007].
Mantém o blogue de imagens "artéria aorta" [desde 2010].

 

 

[m.m. botelho] was born on the 1st of April of 1980.
Lawyer [since January 2004] and Criminal Mediator [since February 2008].
PhD student at the Doctoral Course in Law, in the Faculty of Law of the University of Coimbra [2013].
Master in Law (pre-Bolonha reform), specialized in Human Rights, by the Law School of the University of Minho, Portugal [2004-2010], where she defended a thesis under the subject "The use of DNA within the juridical scope. Namely, juridical-penal problems in the creation of a DNA database as means of criminal identification",  classified unanimously by the juri with 17/20. The text was published by Almedina in May 2013 [publisher's book page].
Attended the Post-graduation in European and Economical Criminal Law by the Faculty of Law of the University of Coimbra [2012].
Postgraduate in Democracy and Human Rights, also by the Faculty of Law of the University of Coimbra [2004].
Postgraduate in Labour Law in the Oporto Law School of the Portuguese Catholic University [2008].
Graduate in Law (pre Bolonha reform), specialization in Public Law Sciences, by the Faculty of Law of the University of Coimbra, Portugal [1998-2003].
Concluded several courses of legal specialization in many areas.
Concluded the First Course in Primary Preparation for Criminal Mediators, promoted by APAV - Portuguese Association of Victim Support and Oporto Law School of the Portuguese Catholic University [2007].
Concluded the Complementary Course of Music, in the Music School of Coimbra [1992-2002], where also studied piano, portuguese guitar and singing.

Creator and editor at "DNA Databases" (weblog) [since November 2009].
Ocasionally, publishes opinion articles in "P3", a site of "Público" portuguese newspaper [since 2013].
Writes at her professional website, "Marta Madalena Botelho - Advogada".
Was editor and coordinator of "PNETjuris", a law website where she also wrote about legal matters [since October 2008 until March 2011].
Author of  "voo.inclinado" and "viagens interditas" (weblogs).
Co-author of the book "a minha palavra favorita" edited by Jorge Reis-Sá and published by Centro Atlântico [2007].
Wrote for "DN Jovem", having published texts of her authorship in the magazine "6.ª" [2006-2007].
Wrote, weekly, opinion articles at "PNETcrónicas" [2007-2009].
Keeps up to date the image blogue "artéria aorta".