bio • [m.m. botelho]

 
Gosto do cheiro dos livros, que sublinho com régua e cubro de anotações, e das mãos que os folheiam. Se fosse um objecto, seria um lápis; como sou incapaz de optar por uma cor, de grafite.
Gosto de tinta-da-china e de aparos antigos, de canetas antigas, de livros antigos. Gosto especialmente de coisas velhas, mesmo que não funcionem, como rádios que não tocam e moedas fora de circulação cheias de bolor.
Gosto do vento a despentear-me os caracóis e de abraços, mas acho que a melhor sensação do mundo é escorregar para dentro de uma cama acabada de fazer de lavado.
Sinto-me frequentemente fascinada por fotografias a p&b, com pessoas, de preferência. Amo perdidamente o Minho e as praias do Norte, a água gélida e a areia a escaldar. E o cheiro da pele nos fins de dia de Estio.
Absurdamente metódica, sei onde guardo tudo, desde o insignificante ao valioso. Abomino que mexam nas minhas coisas. Leio seis ou sete livros em simultâneo, todos sobre assuntos diferentes, que vou empilhando desalinhadamente um pouco por toda a parte. Tenho memória de elefante e exploro tudo ao pormenor, até estar muito bem explicado e muito bem percebido.
Não sei coser um botão nem cozinhar arroz de pato, mas tenho um fraquinho por dentes brancos e mãos esguias e delicadas, o que a meu ver é muitíssimo mais interessante. Aprecio cavalheirismos e bom vinho tinto.
Tenho uma vintena de cabelos brancos, mas estou consciente de que lá chegará o tempo em que serão muitos mais. Gosto de brincar com as palavras e dizer mais do que o que digo, por debaixo das letras, por cima dos significados e, às vezes, entre a pontuação.

 

 

curriculum vitae abreviado

[m.m. botelho] nasceu a 1 de Abril de 1980.
É Advogada, inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses [desde Janeiro de 2006, após realização de estágio obrigatório] e Mediadora em Contexto Penal, inscrita nas listas do Gabinete de Resolução Alternativa de Litígios do Ministério da Justiça [desde Fevereiro de 2008].
É aluna do Curso de Doutoramento em Direito, especialização em Ciências Jurídico-Criminais, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra encontrando-se actualmente a redigir a tese aprovada pelo Conselho Científico [2013/2014-2020/2021].
É Mestre em Direito (pré-Bolonha), com especialização em Direitos Humanos, pela Escola de Direito da Universidade do Minho, tendo defendido a dissertação intitulada "Utilização das técnicas de ADN no domínio jurídico. Em particular, os problemas jurídico-penais da criação de uma base de dados de ADN para fins de investigação civil e criminal", que realizou sob orientação do Professor Doutor Mário Ferreira Monte [2004-2010], à qual foi atribuída, por unanimidade, a classificação de 17 valores. O texto foi publicado pela editora Almedina em Maio de 2013 (página do livro no site da editora).
Frequentou a Pós-graduação em Direito Penal Económico e Europeu, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra [2012].
É Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pela Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa [2008].
É Pós-graduada em Democracia e Direitos Humanos, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra [2003-2004].
É Licenciada em Direito, na variante de Ciências Jurídico-Publicistas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra [1998-2003].
Concluiu, com aproveitamento, vários cursos de especialização jurídica em diversas áreas.
Concluiu, com aproveitamento, o I Curso Inicial de Formação de Mediadores em Contexto Penal, promovido pela APAV - Associação de Apoio à Vítima e pela Faculdade de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa [2007].
Concluiu o Curso Complementar de Formação Musical, no Conservatório de Música de Coimbra [1992-2002], onde também estudou piano, canto e guitarra portuguesa.

Criou e edita o blogue "Bases de dados de ADN" [desde Novembro de 2009].
Colabora ocasionalmente, como cronista, com o site "P3" [desde 2013].
Mantém o site profissional "Marta Madalena Botelho - Advogada" [desde 2008].
É autora dos blogues "voo.inclinado" e "viagens interditas".
É co-autora do livro "a minha palavra favorita", com edição de Jorge Reis-Sá, publicado pela Centro Atlântico [2007].
Foi colaboradora do "DN Jovem", tendo publicado textos de sua autoria na revista "6.ª" [2006-2007].
Mantém o blogue de imagens "artéria aorta" [desde 2010].

 

 

[m.m. botelho] was born on the 1st of April of 1980.
Lawyer [since January 2006, after attending the mandatory internship started in 2004] and Criminal Mediator [since February 2008].
PhD student at the Doctoral Course in Law, specialization in Criminal Science, in the Faculty of Law of the University of Coimbra, currently writib her thesis aprouved by the Scientific Counsel of the Faculty [2013/2014-2020/2021].
Master in Law (pre-Bolonha reform), specialized in Human Rights, by the Law School of the University of Minho, Portugal [2004-2010], where she defended a thesis under the subject "The use of DNA within the juridical scope. Namely, juridical-penal problems in the creation of a DNA database as means of criminal identification",  classified unanimously by the juri with 17/20. The text was published by Almedina in May 2013 [publisher's book page].
Attended the Post-graduation in European and Economical Criminal Law by the Faculty of Law of the University of Coimbra [2012].
Postgraduate in Democracy and Human Rights, also by the Faculty of Law of the University of Coimbra [2004].
Postgraduate in Labour Law in the Oporto Law School of the Portuguese Catholic University [2008].
Graduate in Law (pre Bolonha reform), specialization in Public Law Sciences, by the Faculty of Law of the University of Coimbra, Portugal [1998-2003].
Concluded several courses of legal specialization in many areas.
Concluded the First Course in Primary Preparation for Criminal Mediators, promoted by APAV - Portuguese Association of Victim Support and Oporto Law School of the Portuguese Catholic University [2007].
Concluded the Complementary Course of Music, in the Music School of Coimbra [1992-2002], where also studied piano, portuguese guitar and singing.

Creator and editor at "DNA Databases" (weblog) [since November 2009].
Ocasionally, publishes opinion articles in "P3", a site of "Público" portuguese newspaper [since 2013].
Writes at her professional website, "Marta Madalena Botelho - Advogada".
Was editor and coordinator of "PNETjuris", a law website where she also wrote about legal matters [since October 2008 until March 2011].
Author of  "voo.inclinado" and "viagens interditas" (weblogs).
Co-author of the book "a minha palavra favorita" edited by Jorge Reis-Sá and published by Centro Atlântico [2007].
Wrote for "DN Jovem", having published texts of her authorship in the magazine "6.ª" [2006-2007].
Wrote, weekly, opinion articles at "PNETcrónicas" [2007-2009].
Keeps up to date the image blogue "artéria aorta".